FALAR EM LÍNGUAS

                                FALAR EM LÍNGUAS

               Há dois aspectos na manifestação das línguas: primeiro, o sinal das línguas em Atos 2,10,19( e provavelmente no cap.8); segundo, o dom de línguas na igreja apostólica primitiva. O dom relativo ao segundo aspecto evidentemente não era permanente( I Cor 13.9-13) nem dado a todo crente. Exigia o dom concomitante da interpretação( ICo 12.10; 14.1-40). Esse dom acompanhado da interpretação pretendia instruir a igreja antes da composição final das Escrituras do NT.
                Em relação ao primeiro aspecto, as línguas foram o meio pelo qual o Espírito Santo testemunhou a Israel no dia de Pentecostes (2.4-13). Eram um sinal da verdade de que Jesus era o Messias e uma indicação da nova era do Espírito Santo( At 8.14-17), e, embora isso não seja mencionado especificamente, talvez tenham obtido a prova de que os desprezados samaritanos receberam, de fato, o mesmo dom dos judeus, pelo fato de sua capacidade sobrenatural de falar em línguas (cf.11.17).
                É esse o uso das línguas na extensão do dom do Espírito Santo ao gentios (At 10.44-47). Nada poderia ter sido mais convincente a Pedro e seus colegas judeus, que estavam céticos e descrentes, do que o fato de Cornélio e os outros gentios falarem em línguas sobrenaturais do mesmo modo que os judeus em Pentecostes.
                Os discípulos de João Batista que receberam o Espírito Santo e falaram em línguas que jamais haviam aprendido ( At 19.6-10) funcionaram como testemunho semelhante para a vigorosa comunidade judaica de Éfeso. O fato de os discípulos de João Batista, que os judeus geralmente aceitavam como profeta de Deus, serem abençoados pelo Espírito Santo depois de batizados em nome do Messias rejeitado, foi de profunda importância."Mas alguns deles[os judeus] se endureceram e se mostraram descrentes", conforme Isaías(Is 28.11,12)previra ( I Cor 14.22; cf. comentários sobre 1Co 14).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para acalmar o coração( e encontrar paz), 5 orações